SPAM / Hackers Por que a porta 25, utilizada pelo servidor SMTP para envio de e-mail, está sendo bloqueada?

01/01/2013 09:32

A partir de 2013, usuários de leitores como Outlook, Thunderbird precisarão alterar porta. Medida foi tomada para diminuir número de spams em redes brasileiras.

Os internautas que utilizam programas leitores de e-mails, como Outlook, Thunderbird, entre outros, em redes residenciais precisarão fazer uma alteração na configuração do software para poder continuar enviando e-mails normalmente a partir de 2013. A mudança é simples e refere-se à troca da porta de envio de mensagens de “25” para “587”. A medida foi tomada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Segue os links e video

Veja o video para configurar

 

Veja mais detalhes nos Portais:

Informações do Portal do Terra 

 

Informações do Portal do UOL 

 

 Informações do Portal G1

Atenção para quem tem Email direto do Site, não precisa configurar, é automatico direto do servidor.

 

Entenda as medidas da 'Gerência da porta 25

O que é a 'gerência de porta 25?

É o conjunto de ações aplicadas em redes residenciais para separar a submissão de e-mails por um usuário, do transporte de mensagens entre servidores de e-mail.

Como é feita a separação de funcionalidades?

A submissão de e-mails, feita com programas como Outlook ou Thunderbird, por exemplo, passa s ser por uma porta exclusiva para este fim e com autenticação.

Como a medida impede o envio de spam?

Quando o usuário adota a porta 587, a operadora poderá filtrar o tráfego destinado à porta 25. Assim, e-mails legítimos, que usam uma porta diferente, não serão afetados, mas os spams enviados automaticamente por máquinas infectadas direto para servidores não saem da rede.

Um spammer consegue enviar e-mails pela porta 587?

Sim, mas o envio tem que ser autenticado, o que permite rastreá-lo e aplicar medidas preventivas.

Quais as vantagens de mudar a porta de saída de e-mails para a 587?

Impedir que o spam saia da rede onde a máquina está infectada, evitando desperdício de banda e que o usuário que é vítima pague a conta do envio de mensagens. Os servidores de e-mail também ficam menos sobrecarregados, aumentando qualidade do serviço